Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Salame Doce


Muito bem, muito bem, caríssimos!
A receita de hoje traz, além do seu sabor "magnífico", um pouquinho de história e conhecimento, pois nem só de paladar vive o homem. 
De acordo com a Wikipédia, um salame é um "enchido" de origem italiana. Seu nome vem do italiano "salare" que significa salgar. 
Historicamente o salame está associado aos camponeses italianos, como um produto de carne que poderia ser armazenado a temperatura ambiente por períodos de até um ano, constituindo um suplemento ao fornecimento escasso ou inconstante de carne fresca em épocas mais remotas. 
Como tudo evolui, o salame também evoluiu. Hoje em dia existem diversos tipos e variações de salames vendidos em feiras livres, mercados e supermercados, armazéns, restaurantes, fabricações próprias entre outros. 
Agora, alguém aqui já ouviu falar do SALAME DOCE?
Eu nunca vi para vender em lugar nenhum, mas você pode conferir aqui como fazer essa receita "meravigliosa"



Para que a mágica ocorra separe aí:


- 1 xícara de castanha do pará cortadas em "fatias" (tem gente que chama do Brasil). Pode ser também castanha de caju, ou frutas secas. A do Pará é legal porque dá bem, bem o efeito de gordura maior no salame. 
- 1 lata de leite condensado 
- 2 xícaras de chocolate em pó (Eu usei o chocolate mesmo, o achocolatado fica muito doce)
- 1 xícara e meia de margarina amolecida (no micorondas ou no fogão ou somente batida na mão mesmo)
- 400 gramas de biscoito maisena (isso dá 2 pacotes)


1º Passo: Triture bem as bolachas. Vale colocá-las num saco plástico e dar muitos murros, socos e esmagar com as mãos. Não vale pisar nem sentar em cima. 
Não é recomendado colocar no liquidificador, senão vai triturar demais. É bom deixar uns pedacinhos maiores para o efeito "gordurinhas" do salame.  

2º passo: Em um recipiente grande misture BEM a margarina, o leite condensado e o chocolate em pó. Depois de misturar direitinho, acrescente os biscoitos triturados e a castanha. Mexa mais, até obter uma massa mais densa.  
ATENÇÃO: NÃO VAI NO FOGO! BASTA MISTURAR NUMA BACIA, POTE, PIREX, REFRATÁRIO, O QUE QUISER. 


3º Passo: Depois de misturar bem todos os ingredientes estique um saco plástico (limpo, viu) e coloque um pouco da massa como na foto acima. Faça um salame e enrole, quase como um rocambole, como na foto abaixo. Cuidado para não enrolar o plástico no meio da massa. Vá enrolando para formar o salame e aperte bem. Depois que fechar o saco plástico, dê mais forma ao salame e aperte bem, para ficar bem consistente. 


4º Passo: Tá quase pronto. Faça o mesmo procedimento com o resto da massa. O rendimento desta receita é grande, dá uns 3 salames médios. 

5º Passo: Leve para a geladeira e deixe lá por mais ou menos 3 horas. 

6º Passo: Ligue para todos os teus amigos, chame sua mãe e mande um scrap com foto para seus (suas) pretendentes e mostre do que você é capaz. 




PARA PREPARAR OUVINDO: 
The Kooks - Young Folks 

6 comentários:

  1. oi meu nome e laura eu amei essa receita e vou fazer ,faz tempo que eu procurava essa receita obrigada e parabens pelo blog esta incrivel

    ResponderExcluir
  2. Uffa,doce é bom demais,já estava achando que fosse de carne,adorei o post xD

    ResponderExcluir
  3. Na Italia eles usam amendoas para esse salame,infelizmente eles nao conhecem leite condensado para fazer doces , a receita nao deve ser italiana.
    Mas deve ser gostosa

    ResponderExcluir
  4. em portugal é um doce bem comum. como é bastante facil de fazer é dakelas receitas k as avos poem os netinhos a fazer. é uma opcçao facil e super barata para festas de aniversario. eu gosto de comer bem freskinho. muito bom :P
    a minha receita n é bem assim, pois nos n usamos o leite condensado. so usamos um ovo margarina sem sal chocolate e bolachas, e para kem gostar frutos secos picados tb. muito simples.

    experimentem gulosos

    ResponderExcluir
  5. Legal, Xuxen. Ótima dica para aqueles que não usam leite condensado (por não gostar ou por não ter em seu país)

    ResponderExcluir