Páginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Baked Potato (For Dummies)


Baked Potato em 15 minutos. É possível?
Sim! E o Dá uma Canja prova que nem só de bagunça, sujeira e tempo perdido nasce uma delícia dessas na sua cozinha.

Então não se preocupe se você é um amador, um perdido na arte da culinária. 
Esta receita é simples, rápida e pode impressionar qualquer um na sua casa. Eu juro. 
Montei um esquema com fotos pra vocês verem passo a passo como se faz. 
A prova real que é fácil fazer são essas fotos. Se eu consigo, vocês também conseguem :D

INGREDIENTES


  • Batatas grandes: Quantas você quiser preparar. Geralmente uma por pessoa.
  • As pequenas não são muito bem vindas porque é mais complicado acertar o ponto. 
  • Sal/Manteiga: Odeio ler isso nas receitas, mas aqui o sal e a manteiga são "a gosto". A manteiga é para deixar um gostinho na batata e o sal para temperar. Então, você é quem manda. 
  •  Requeijão e Bacon: Eu usei estes ingrediente para o recheio, mas fique a vontade para usar outros de sua preferência. Strogonoff, Cheddar, Catupiry, Queijo, Presunto, Peito de Peru... Use sua imaginação. 
  • Microondas: Sim, vamos poupar tempo e esforços e cozinhar as batatas no micro! 


COMO FAZER?


Primeiro lave bem as batatas e seque bem com um pano ou papel de cozinha.
Agora canalize toda sua indgnação com o mundo, com as pessoas, com sua família e amigos e fure a batata com um garfo ou uma faca. Faça pequenos furos em toda superfície. (Basta enfiar a faca e tirar, não precisa enfiar e girar lá dentro)
Assim que terminar de fazer isso na parte de cima, vire a batata e repita o processo, no outro lado. 


Leve a batata ao microondas (se for fazer mais de uma, leve uma de cada vez). 
Observe que coloquei a batata em uma extremidade do prato. Isso é bem importante. Ela deve ser colocada nas extremidades SEMPRE. Nunca coloque ela no meio do prato. 
Agora vem o ponto crítico da receita. O tempo do microondas. Aqui em casa deixei a batata girar por aproximadamente 7 minutos (Na potência máxima). Mas é bom ficar de olho de vez em quando, fazendo pequenos furos com o garfo depois de 5 minutos pra ver se já não está no ponto. 


Para saber se está no ponto certo, é só fazer furinhos. Se a batata estiver macia por dentro, com facilidade de puxar a faca ou o garfo, ela está pronta para ser virada. 


Vire a batata para que a outra face fique virada para cima. Lembre-se de colocá-la na extremidade do prato. NUNCA no meio. 
Deixe mais ou menos o mesmo tempo que deixou a primeira rodada, sempre cuidando pra ver se ela já está macia. Se passar do ponto, a batata fica mais dura que pedra. 
Se você for fazer o recheio com bacon, aqui é uma ótima hora para fritá-los enquanto espera a batata terminar de cozinhar no micro. 


Cuidado galera! Na hora de tirar a batata do microondas, sempre proteja sua mão. A batata sai literalmente queimando tudo de lá. 


Embrulhe a batata em papel alumínio e deixe por mais ou menos 2 minutos. Isso serve para que a batata termine de cozinhar por dentro. 
(Você pode lavar a louça enquanto isso. Dica quente!)


Depois de deixar elas descansarem no alumínio, faça um corte cuidando para que a batata não seja dividida ao meio por inteiro. Essa abertura é somente para que o recheio possa ser colocado. Depois de fazer o corte, puxe os "gomos" um para cada lado devagar enquanto aperta em cima e embaixo, para que ela "se abra" pra você. CUIDADO! A batata aqui continua queimando. 


Agora, com a batata aberta, faça uma baguncinha com a parte de dentro dela. Cavoque bastante com uma colher, mas não tira nada. Somente espalhe a batata dentro dela mesma. Coloque o sal (a gosto ¬¬) e passe um pouco de manteiga para dar um saborzinho. Misture mais um pouco. 


Agora você pode colocar o recheio que quiser. Na foto, usei requeijão e bacon e ficou uma delícia. 
Pronto. Agora é só servir. 

Se você teve dificuldades, dúvidas, tem críticas ou sugestões para as próximas receitas entre em contato conosco pelos comentários, pelo Twitter (@daumacanja) ou pelo daumacanja@gmail.com


Créditos receita: Caio Novaes, do Brogui


2 comentários:

  1. Parece delícioso! Com certeza vou fazer!

    ResponderExcluir
  2. Fica mesmo uma delícia. O bom que é muito prático e barato também. Não vou falar que é BBB (bom, bonito e barato) pq não posso fazer merchan da Globo IUAHSAIHSAKJH

    ResponderExcluir